Teste de Rodapé 2

Teste de Rodapé 3

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Resenha: Para Todos os Garotos que já Amei

E, como prometido, já tem posto novo! Hoje eu vim falar sobre um livro que li há uns dois meses, e pelo qual ainda estou apaixonada do mesmo jeito que fiquei quando estava lendo. Para Todos os Garotos que já Amei é um romance adolescente dos mais fofos possíveis, escrito pela autora Jenny Han. Eu conheci seu trabalho quando li Burn for Burn, trilogia sobre a qual já falei aqui, e foi por isso que me interessei por mais um livro dela. Não me decepcionei nem um pouco, pelo contrário, passei a admirar ainda mais a autora, e já coloquei suas outras histórias na minha nada pequena “lista de livros que preciso ler”.


Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. 
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Para Todos os Garotos que já Amei conta a história de Lara Jean Song, uma garota de 17 anos que perdeu a mãe muito nova, e por isso se apegou extremamente ao pai e ainda mais as irmãs Kitty, a mais nova, e Margot, sua irmã mais velha. Com a morte da mãe das irmãs Song (é assim que elas gostam de ser chamadas), quando Kitty era praticamente um bebê, Lara Jean e Margot tiveram de se unir para apoiar o pai e para suprir a falta que a irmã caçula tinha da mãe. Assim, as duas, que têm apenas um ano de diferença de idade, se tornaram confidentes inseparáveis. Lara Jean é muito ligada a irmã, e confia à ela todos os seus segredos, só faz diferente quando se trata dos garotos pelos quais se apaixona.

Quando ainda era viva, a mãe de Lara Jean a presenteou com uma caixa de chapéus vazia, e instruiu a ela que guardasse ali tudo que fosse realmente valioso. Lara Jean, então, resolveu guardar seus sentimentos. Toda vez que ela sente algo forte por um garoto escreve uma carta para ele, mas ao invés de entregá-la, guarda dentro da caixa, dando o assunto por encerrado.

Foi assim durante toda a adolescência de nossa protagonista, porém, com sua querida irmã Margot se mudando de país para estudar, a vida de Lara Jean começa a mudar consideravelmente, já que a maioria das responsabilidades da casa e dos cuidados de Kitty ficará por conta dela. Mas, como se isso não fosse o suficiente, suas cartas guardadas tão secretamente desaparecem, e acabam sendo misteriosamente enviadas aos seus destinatários. É ai que a vida amorosa de Lara Jean fica de pernas pro ar, pois um dos garotos é Peter, o cara mais lindo do colégio, seu primeiro amor e o cara em que ela deu seu primeiro beijo, e o outro é Josh, ninguém mais, ninguém menos que o ex-namorado de sua irmã.

Ao longo da história, outros dos cinco garotos a quem as cartas foram enviadas aparecem, mas é entre Peter e Josh que a confusão se instala. Lara Jean, que até então era melhor amiga de Josh, não sabe mais o que fazer com a proximidade entre eles. Por outro lado, Peter, com quem ela nem se relacionava mais há anos, ressurge e se torna uma presença cada vez mais constante na vida da garota. Até certo momento, Lara Jean jurava ainda ser apaixonada por Josh, mas Peter aparece justamente para mudar tudo que ela achava que sabia sobre amor. 


Eu realmente me apeguei muito ao livro, a maneira como a história é contada e principalmente à protagonista. Lara Jean é uma garota muito especial, inteligente, doce e algumas vezes até inexperiente, mas é maravilhoso acompanhar o crescimento dela ao longo do livro. No começo, Lara Jean era apenas uma garota que morria de medo de ter que fazer as coisas por conta própria, e que sonhava em ser um retrato fiel de sua irmã. Mas conforme vai convivendo mais e mais com Peter, ela aprende que a vida vai muito além disso, e, infelizmente, descobre que Margot não é assim tão incrível como ela acreditava. Isso tudo faz Lara Jean amadurecer e encontrar sua própria personalidade, o que deixa qualquer leitor muito orgulhoso haha.

Um destaque desse livro são os personagens totalmente apaixonantes. É impossível odiar alguém nesse livro (nem Margot e Genevieve que tentaram bastante conseguiram me fazer odiá-las. Ok, talvez a Genevieve tenha conseguido), e ainda têm aqueles personagens que você ama e defende até o fim. Claro que Peter Kavinsky é um deles, mas eu não posso deixar de citar Chris, a melhor amiga de Lara Jean que é o oposto da protagonista, mas nem por isso deixa de ajudá-la em todos os momentos. E ainda tem Kitty, a garota de 9 anos mais fofa e esperta que uma autora já criou!

Para fechar com chave de ouro, a família de Lara Jean tem descendência asiática, então, ao longo dos capítulos encontramos várias citações à cultura e principalmente à culinária deles, o que pra mim foi um atrativo a mais, já que eu adoro coisas diferentes.

Como eu disse, Para Todos os Garotos que já Amei me deixou apaixonada, e eu o indicaria pra todo mundo que curte uma leitura levinha cheia de romance e descobertas pessoais. Agora só me resta esperar por PS: Ainda Amo Você, que é a continuação do romance de Jenny Han, e que será lançada pela Intrínseca no primeiro semestre do ano que vem.

Espero que vocês tenham a oportunidade de ler esse livro e curtir tanto quanto eu. Até o próximo post. Xx




Nenhum comentário:

Postar um comentário