Teste de Rodapé 2

Teste de Rodapé 3

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Resenha: Não Sou Este Tipo de Garota

Oi, galera! Como vocês estão? Hoje vim falar pra vocês sobre o livro Não Sou Este Tipo de Garota, que li já faz algum tempinho e que adorei. Foi através dele que conheci o trabalho de Siobhan Vivian, uma autora de quem eu gosto muito, e que, junto com Jenny Han escreveu a trilogia Burn for Burn. 


Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? “Na minha visão de veterana, a orientação aos calouros é uma perda de tempo colossal. Se fosse por mim, as coisas seriam bem diferentes. Somente três coisas seriam transmitidas aos garotos para que vivessem uma experiência de sucesso no ensino médio: fazer a lição de casa, usar camisinha e passar desodorante nos sapatos de couro. Por outro lado, ao aconselhar as meninas, diria que confiar em garotos é igual a beber e dirigir. Claro, alguns correm o risco. Uma ou duas cervejas nunca parecem perigosas no começo. E nem todo mundo que bebe e dirige sofre um acidente. Mas para mim, é óbvio. Para que correr o risco? Era necessário informá-las, também, que momentos constrangedores tinham uma vida útil surpreendente na escola. Talvez eu tenha uma personalidade perfeccionista e obsessiva, mas isso salvaria uma garota de ter sua vida arruinada na escola. Pode acreditar!” A vida é feita de escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de suas decisões. Mas será que agora conseguirá escolher o caminho certo? Ainda continuará sendo o mesmo tipo de garota até a formatura?

Natalie Sterling é uma veterana prestes a se formar no ensino médio, que tem o sonho de se tornar uma mulher tão bem sucedida a ponto de ter sua foto pendurada na parede de sua escola, junto as das demais mulheres importantes que se formaram lá. Para isso, Natalie tem tudo planejado: seus estudos, universidade, sua candidatura para a presidência do grêmio estudantil, e conta com a ajuda de sua melhor amiga Autumn para que tudo saia como o esperado. Porém quando Spencer, a nova caloura, chega ao colégio e reconhece Natalie como sua antiga babá, e Autumn decide que não quer mais seguir os mesmos caminhos que a amiga, a vida certinha de Natalie começa a desandar.

Spencer tem um grande apreço por sua velha conhecida e a admira muito, mas não concorda com sua maneira de pensar. Isso porque as duas são completamente diferentes. Enquanto Natalie acredita que mulheres devem batalhar por sua independência e carreira, e que as garotas do colégio apenas estão perdendo tempo com festas e namorados, Spencer só quer aproveitar seu tempo no ensino médio e conhecer todos os garotos possíveis. Natalie muitas vezes desaprova as atitudes de Spencer, e a considera vulgar e promíscua, mas Spencer, mesmo não concordando com o jeito exagerado de Natalie ver as coisas, está sempre lá para apoiá-la, principalmente depois que Autumn abandona de vez a amiga para levar a vida do jeito que sempre quis, e Natalie acaba ficando sozinha no colégio.

No meio disso tudo, aparece Connor, um dos jogadores do time principal do colégio, o típico cara popular que nós vemos em filmes de colegial americano, e o completo oposto de nossa protagonista. É claro que Natalie jura que jamais se interessaria por um cara como Connor, mas quando ele revela o que sempre sentiu em segredo por ela, Natalie acaba ficando balançada, e ao se ver tão sozinha, acaba cedendo e indo ao seu encontro. Assim, os dois começam a se encontrar escondidos de todos, e Natalie descobre em Connor todo o apoio de que precisava, embora a relação dos dois permaneça em segredo.

Conforme o último ano de Natalie no colégio vai passando, ela acaba se encontrando em situações limites e percebendo que não é tão fácil assim lidar com tudo como sempre achou que seria, percebe que estar com tudo planejado não é garantia de nada e quando inúmeros imprevistos acontecem, é sempre com a ajuda de Spencer e Connor que ela pode contar. Tudo isso serve para que Natalie perceba que seus julgamentos anteriores eram precipitados e que embora as pessoas ajam e pensem de maneiras diferentes, elas não precisam ficar separadas por isso. Assim, Natalie começa a repensar o seu próprio jeito de ser, e quando suas decisões passam a ameaçar seu romance com Connor, ela é obrigada a aprender um pouco mais com Spencer e a se reinventar.

Não Sou Este Tipo de Garota não é um livro cheio de reviravoltas e emoções a flor da pele, muito pelo contrário. A leitura é tranquila e leve, dessas que a gente termina em um dia, mas o enredo e os personagens são tão envolventes que você se sente realmente fazendo parte da vida deles. Além do mais é fácil se identificar com a história em algum momento. Quem nunca esteve no lugar de Natalie? Se sentindo pressionada com as decisões que tem de tomar, preocupada com o futuro, sentindo falta de uma amiga, apaixonada sem saber lidar com o sentimento. E Spencer, por exemplo, uma adolescente com sede de viver e aprender tudo que tem direito, de aproveitar ao máximo enquanto pode. E Autumn que acaba perdida no meio disso tudo, querendo seguir seus próprios desejos, sem que pra isso tenha de magoar sua melhor amiga. Acho que todas as garotas já passaram por situações parecidas e esse é o principal ensinamento do livro de Siobhan Vivian: saber lidar com os desafios que a vida coloca a nossa frente sem deixar que eles nos transformem, mas aprendendo com eles. Aprender a pedir ajuda e a confiar na pessoas, enxergando assim, o melhor que há em cada um. E principalmente, saber que não precisamos definir ninguém e muito menos a nós mesmos. 

Até a próxima! Xx. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário