Teste de Rodapé 2

Teste de Rodapé 3

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Resenha: Os 13 Porquês.

Oi pessoal tudo bem? Hoje vou falar um pouquinho sobre um livro que ficou bastante famoso entre os blogueiros e leitores de plantão. Os 13 Porquês, uma história trágica de amor.



Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Gênero: Romance/Drama

Sinopse: Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando o play.

O livro se baseia em duas narrativas, na de Clay Jensen, o personagem principal que nos coloca um pouco por dentro das histórias que Hannah Baker nos conta. E Hannah. Esta garota misteriosa, que após se suicidar deixa um pacote contendo 13 fitas falando sobre 13 motivos que influenciaram em sua morte, e após escutar o motivo que contem seu nome as fitas devem ser repassadas adiante, para o próximo nome que aparece na história. Assim elas chegam nas mãos de Clay, um garoto que amou Hannah verdadeiramente e que fica tomado de medo, ao descobrir que, de alguma forma ele influenciou para que Hannah se suicidasse.
Logo quando Clay recebe as fitas ele parece simplesmente não acreditar estar ali, pois sempre gostou muito de Hannah e não via um motivo para ter influencia naquilo tudo, mas conforme vai ouvindo as fitas, ele entende que não há só criticas, mas também agradecimentos que Hannah não conseguiu fazer em vida. Ele descobre muitas coisas ruins sobre várias pessoas que julgava conhecer e que não podia imaginar que haviam feito tanto mal a Hannah. Ela deixa dicas em suas fitas de lugares para visitar, onde havia ido há algum tempo atrás e onde aconteceram alguns dos fatos, e então Clay as segue, e acaba descobrindo muitas coisas sobre Hannah, e desvendando seus segredos mais profundos.

Para um primeiro livro Jay Asher conseguiu se expressar brilhantemente, o livro é ótimo, cheio de suspenses e apesar de tratar de um assunto tão pesado, como suicídio, é uma leitura leve e gostosa de fazer. Por Saber que Hannah já está morta desde o começo, eu pensei que o livro não seria tão surpreendente assim, pois afinal de contas todos já estaríamos a par do final dele, mas não é assim, acredite.
 Clay é um ótimo personagem, assim como Hannah, que conseguem passar a história de forma clara, nos dando pesar em saber que o garoto nunca poderá ficar com Hannah, mesmo gostando tanto dela. E ele mostra muito arrependimento no livro por não ter dito isso a ela enquanto teve tempo. E acho que essa é a moral do livro, demonstrar seus sentimentos antes que seja tarde demais.
Outra temática que é muito tratada no livro são as falsas amizades, e como estes "amigos" podem te prejudicar inventando e dizendo coisas negativas sobre você.
A estrutura da história é ótima e espero ver em breve mais livros de Jay nas livrarias, pois ele se mostrou um ótimo escritor e tem tudo para lançar mais obras tão boas quanto Os 13 Porquês.

Já leu o livro? Gostou? Deixe sua opinião nos comentários! Obrigada e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário